Notícias

Battello & Artifon.

image description

A Importância da LGPD para Micro e Pequenas Empresas

O mercado no ambiente online já vinha crescendo rapidamente nos últimos anos, e este movimento ganhou proporções ainda maiores com a pandemia de 2020. Em resposta a isso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está vigente no Brasil desde o ano passado, mas ainda existem pontos que precisam de esclarecimentos.  

Antes de prosseguir a leitura, é interessante possuir um conhecimento básico sobre a LGPD. Se você ainda não leu nosso artigo falando sobre este tema, basta clicar aqui e voltar aqui quando terminar. 

Conhecendo as penalidades que o descumprimento da LGPD podem representar para a sua empresa — independentemente do porte —, fica claro que é urgente adaptar alguns procedimentos internos para lidar com as informações dos clientes, mesmo que elas já tenham sido adquiridas anteriormente à implementação da Lei. Apesar de ter um prazo maior para se adaptar às regulamentações, as micro e pequenas empresas devem estar atentas, pois podem ser as mais prejudicadas em caso de multa. 

Como a minha micro ou pequena empresa pode se adequar? 

Uma exigência da LGPD é que seja apontada uma pessoa (física ou jurídica) com a função de Encarregado de Proteção de Dados. Poder contar com essa figura, apesar de ser uma obrigatoriedade, também pode ser muito útil, para garantir que as normas sejam cumpridas. 

Para auxiliar o desempenho desta nova figura na empresa, uma assessoria especializada pode ser muito útil. Considere esta opção para fortalecer o conhecimento dos colaboradores, reduzir riscos e propiciar ações mais assertivas para a sua empresa. 

Nosso escritório fica à disposição para tirar dúvidas e oferecer alternativas. Entre em contato!